AT: o Antropoturismo e a Preservação da Biodiversidade

Como conjugar o turismo com a preservação do meio-ambiente e o respeito à cultura local?

Esta questão motivou a criação da Antropotour, uma agência de viagens e turismo, que tem como missão apoiar projetos de preservação da biodiversidade com a inclusão do povo nativo nas decisões sobre os rumos de sua região. Esta é a base do turismo antropológico, que visa integrar o visitante à população nativa, auxiliando-os numa atividade que não agrida a natureza.

Veja abaixo o que temos feito e o que pretendemos fazer:

Antropoturismo

O antropoturismo se caracteriza pela inclusão do nativo no circuito decisório da sua região. É ele que diz que tipo de turismo é o mais adaptado para onde vive, pois só ele conhece de fato as peculiaridades culturais e geográficas de onde vive. O nativo é assim o centro da configuração turística da sua área.

Ao redimensionar a participação do homem com sua casa, a Terra, o turismo antropológico se propõe não apenas a apresentar ao visitante as belezas naturais dos lugares onde se implanta. Visa também estimular a integração e, por que não dizer, a simbiose profunda deste visitante com uma parte da natureza que também lhe pertence, a fim de que lhe seja permitido experienciar o convívio com os habitantes, costumes, fauna e flora destes lugares, e sentir-se também responsável pela construção de uma relação sustentável do homem com a biosfera.

Sua manifestação na atividade turística implica a aproximação de culturas distintas, buscando tornar cada vez menos agressiva a participação do homem na história da vida em nosso planeta.

Preservar o meio ambiente e as culturas locais é uma necessidade imperativa, tanto para os que habitam os sítios mais longínquos do planeta, quanto para nós mesmos.

Convidamos você para que ponha em prática essa idéia em sua casa, em sua cidade, da maneira que lhe for possível. Com sua ajuda, estamos fazendo a nossa parte.

A Antropotour

A AT é uma agência de viagens criada por um grupo de idealistas que apostam na ação consciente de cada um em benefício de todas as formas de vida!

Tem como missão levar ao mundo a conscientização da importância da Natureza e a preservação da sua Biodiversidade, através de roteiros e promoção de atividades e projetos de ecoturismo e antropoturismo, criando possibilidades de economias alternativas a comunidades locais.

Viajando com a AT, além de conhecer o local, você estará protegendo a natureza e os seus habitantes, contribuindo com as comunidades nativas e investindo em projetos de preservação e educação ambiental!

A AT VIAGENS está sediada em Porto Alegre/RS, na Av. Vasco da Gama 423, sl. 501;

Contatos telefônicos: 51-30627630 / 51-93432126;

Email: contato@antropotour.com

Nosso Projeto-Piloto:

Projeto – Viver Mata Viva

Órgão executor: Associação Cintei Brasil (CINTEI)

Parceiros: Antropotour, Agência de Viagens e Turismo (AT Viagens)

Local de execução: Bonito (PE)

Objetivos: Preservar área remanescente da Mata Atlântica no Município de Bonito/PE

Desenvolvimento: (em andamento)

Em 2001, o Movimento Cultura Phenix adquiriu um terreno de 100 hectares, no município de Bonito (PE), remanescente de Mata Atlântica, com o intuito de preservar a biodiversidade dessa área. Neste momento já foi realizado um rápido levantamento das espécies existentes na mata, sendo também identificadas duas nascentes, as quais estão sendo revitalizadas através de campanhas de preservação e plantio de mudas no seu entorno. Encontram-se em implantação dois espaços, uma casa de café no interior do terreno e umacasa na área urbana da sede do município para a realização de reuniões, encontros, hospedagem e recepção aos visitantes. Estão sendo plantadas culturas de banana, milho e outras, sem a utilização de agrotóxicos, gerando produtos orgânicos de qualidade. Foram realizados trabalhos educativos de sensibilização de moradores de Bonito sobre a temática socioambiental e reuniões com proprietários de terrenos circunvizinhos à área adquirida, mostrando a necessidade da preservação dos recursos naturais. O projeto foi apresentado à CHESF para captação de recursos, aguardando-se a definição desse órgão.

Dados complementares:

Bonito das belas cachoeiras, mirantes e remanescentes de Mata Atlântica é um município de Pernambuco, localizado a 138 km de Recife, situado numa área de transição entre a Zona da Mata e o Agreste. Constitui-se de um microclima que engloba ecossistemas distintos e únicos. A importância da preservação das áreas remanescentes de Mata Atlântica nessa região deve-se à existência de diversas nascentes de água no território do município.

CINTEI

O órgão citado acima, CINTEI, significa Centro Intercultural de Trocas Interdisciplinares e é uma associação sem fins lucrativos, cujos membros fazem parte do Movimento Cultura Phenix e são colaboradores da Antropotour.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *