Antropoturismo

O mundo nas nossas mãosO antropoturismo se caracteriza pela inclusão do nativo no circuito decisório da sua região.

É ele que diz que tipo de turismo é o mais adaptado para onde vive, pois só ele conhece de fato as peculiaridades culturais e geográficas de onde vive.

O nativo é assim o centro da configuração turística da sua área.

Ao redimensionar a participação do homem com sua casa, a Terra, o turismo antropológico se propõe não apenas a apresentar ao visitante as belezas naturais dos lugares onde se implanta.

Visa também estimular a integração e, por que não dizer, a simbiose profunda deste visitante com uma parte da natureza que também lhe pertence, a fim de que lhe seja permitido experienciar o convívio com os habitantes, costumes, fauna e flora destes lugares, e sentir-se também responsável pela construção de uma relação sustentável do homem com a biosfera.

Sua manifestação na atividade turística implica a aproximação de culturas distintas, buscando tornar cada vez menos agressiva a participação do homem na história da vida em nosso planeta.

Preservar o meio ambiente e as culturas locais é uma necessidade imperativa, tanto para os que habitam os sítios mais longínquos do planeta, quanto para nós mesmos.

Convidamos você para que ponha em prática essa idéia em sua casa, em sua cidade, da maneira que lhe for possível. Com sua ajuda, estamos fazendo a nossa parte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *