Projeto – O Urso Phenix

CRIAÇÃO

O Centro Intercultural de Trocas Interdisciplinares (CINTEI Brasil), atento à preservação de nossa cultura, criou em Olinda um bloco carnavalesco denominado Urso Phenix, tendo em vista a importância desse mito carnavalesco popular, o urso de carnaval, uma das brincadeiras mais estimadas e em franca evolução no carnaval de Pernambuco.

ORIGEM POPULAR

Suas origens remontam aos ciganos da Europa que percorriam a cidade, dançando de porta em porta, com seus animais presos numa corrente, em troca de algumas moedas, ao som da ordem: “dança la ursa!”. A figura central é o urso que dança, para alegria de todos, ao som da música-tema do bloco, alem de sucessos das paradas carnavalescas, mas podendo também variar para o baião, forró, xote.

COMPOSIÇÃO

Sua orquestra, liderada pelo cantor que puxa cada tema no bloco, é formada por instrumentos da tradição nordestina, tais como sanfona, triângulo, bombo, reco-reco, ganzá, pandeiro, etc.

TEMÁTICA

A inovação do Bloco “Urso Phenix” é que o seu “la ursa” é concebido como uma fantasia simbólica destinada a passar de mão em mão, podendo, assim, cada folião sentir-se o ator central da festa, expressando seu próprio potencial artístico e contribuindo, com sua alegria, a uma estimulação renovada da folia.

Além do resgate dessa tradição, tão valiosa para a cultura do nosso povo, o Urso Phenix se ocupa também da intenção de sensibilizar os foliões aos perigos do trânsito, sobretudo em festividades como o carnaval, onde sabemos que os excessos ceifam inúmeras vidas. A música que lança o bloco explicita esta preocupação. Outra característica própria ao bloco é a sua intenção de sensibilizar o folião aos crescentes problemas relativos à preservação da biodiversidade planetária.

Várias saídas temáticas, ligadas à biodiversidade, à conduta no trânsito, ou a outros temas de interesse geral, são programadas durante o ano.

ONDE COMEÇA A BRINCADEIRA

O Bloco do Urso Phenix sai na quarta-feira de cinzas a partir das 18h, com concentração na sede do Espaço Cultural Phenix de Olinda.

PERCURSO

São Francisco de Assis, um dos patronos da ecologia, é assim evocado e homenageado nas saídas do Urso Phenix. Por isso seu percurso clássico vai da Prudente de Morais, sua sede, até a Igreja de São Francisco, onde sua prece é recitada em canto.

AÇÕES DO URSO

Ainda na intenção de cultivar a tradição dos “la ursa” na nossa cultura, o Urso Phenix apóia a promoção de encontros entre todos os praticantes desta arte carnavalesca.

Venha se contagiar com a ALEGRIA do URSO PHENIX!

Ouça a música do Urso Phenix

E veja o video documentando um encontro do bloco diretamente

Zemanta Pixie

4 thoughts on “Projeto – O Urso Phenix”

  1. CONVITE: VENHAM COMEMORAR COM GETULIO CAVALCANTI O TITULO DE CIDADÃO DE OLINDA, DIA 12 DE MARÇO, AS 19HS, NA CÂMARA MUNICIPAL DE OLINDA, PROPOSTA DO VEREADOR MARCELO SOARES.
    NÃO FALTEM, DIA DO ANIVERSÁRIO DE OLINDA, DIA DE FESTA, DIA DE GETULIO , O MENESTREL DO FREVO PERNAMBUCANO, CIDADÃO DE OLINDA…..
    venham com urso ou sem urso tá?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *